×

AS CATRACAS PARA CONDOMÍNIOS MELHORAM A SEGURANÇA?

A segurança de condomínios é um fator fundamental nos dias de hoje e uma preocupação ímpar para síndicos e conselhos administrativos prediais. Em grandes cidades, essa preocupação é mais agravada pela quantidade de criminosos que criam situações cada vez mais criativas para invadir apartamentos ou salas comerciais. Nessa situação, uma empresa de catracas para condomínios e de segurança privada podem ajudar. A tecnologia tem sido o braço direito de muitos síndicos, pois facilita o trabalho de porteiros e vigilantes, e garante maior conforto e tranquilidade aos condôminos. Os equipamentos tradicionais ainda são comuns e necessários, como os portões automáticos, cerca elétrica, holofotes na entrada do edifício etc. Mas hoje, há ferramentas cada vez mais modernas para adicionar no projeto. As catracas são equipamentos extremamente comuns em prédios comerciais, pois ajudam a equipe da recepção a controlar a rotatividade de funcionários e visitantes. Além disso, é uma importante ferramenta de identificação de qualquer pessoa que entrar no local, registrando nome completo, RG e uma foto de rosto que fica no sistema interno do condomínio.


NOVAS TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA

As catracas passaram a ser muito utilizadas na década de 60, sendo muito comuns em transportes públicos, como ônibus e estações de trens ou metrôs. A partir de então, novos modelos e avanços foram realizados. Hoje, as catracas podem ler cartões de acesso via Tag RFID, ou mesmo terem um mecanismo de biometria. Há ainda modelos para deficientes especiais, mais leves ou pesadas, dependendo do local em que forem instaladas. Com elas, condomínios criam normas de entrada e saída de usuários, evitando que pessoas estranhas entrem sem ser devidamente autorizadas e identificadas. Atualmente, com o avanço de softwares mais inteligentes, o controle de acesso pode ser realizado via aplicativo de celulares smartphones. O agendamento da visita pode ser marcado pelo celular e autorizado pelo morador ou condômino. Nesse agendamento há um cadastro específico que deve ser preenchido para ficar registrado no sistema de controle de acesso do condomínio. A partir desse cadastro, o visitante pode optar por algumas formas de acessar o condomínio. Uma delas é confirmar os dados com os porteiros ou recepcionistas, que permitem a entrada sem a necessidade de realizar burocracias, como utilizar o interfone. Outra opção é gerar um QR Code que pode ser enviado via e-mail ou SMS. Com ele, o visitante pode inserir no leitor do código no portão ou catraca e entrar no empreendimento. Esse método permite um ganho de eficiência, pois é mais rápido e menos burocrático, impedindo uma sobrecarga de trabalho aos porteiros da entrada do edifício. Esses aplicativos também permitem o cancelamento da visita, ou a adição de notas de sobre alguma informação específica que o porteiro deve saber. As notificações também podem ser liberadas se o usuário quiser.

É fácil achar uma empresa de catracas para condomínios?

Grandes e médias cidades possuem mais opções de empresas que fabricam catracas, ou lojas que vendem diferentes marcas do equipamento. Isso se deve ao número de condomínios verticais e empresas disponíveis, sendo um mercado mais atrativo em relação à cidades horizontais. É possível adquirir catracas diretamente com as indústrias de pequeno a médio porte, ou mesmo em lojas de ferramentas, ou e-commerces. É recomendado que os síndicos e responsáveis pelo condomínio pesquisem bastante sobre os modelos, preços e marcas, pois há uma variedade grande de empresas de catracas para condomínios no mercado.

Entre em contato